Bem-estar físico e emocional!

Estresse no trabalho: quais as causas e como evitar

Segundo dados da Isma (International Stress Management Association), o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking dos países com maior quantidade de casos de estresse de trabalho no mundo, contando com um percentual de 70% da população. Número que, consequentemente, impulsionou um aumento no índice de colaboradores que passaram a desenvolver problemas de saúde e que começaram a procurar atendimento psicológico. Com isso, o estresse se tornou tanto rotineiro quanto um problema no ambiente de trabalho, já que é um dos problemas de saúde mental que mais impacta na produtividade dos colaboradores. Dessa forma, várias empresas passaram a desenvolver estratégias para identificar as causas e elaborar alternativas para evitar ou reduzir o estresse no trabalho como uma maneira de resolver o problema.

O estresse é um sentimento comum, um mecanismo de defesa do nosso corpo frente a situações de tensão e pressão. Por isso, mesmo que se trabalhe com o que ama é impossível não ter que lidar com uma pequena quantidade de estresse diante de situações desagradáveis. Contudo, também existe um limite entre o que é “comum” e quando isso passa a ser um problema “crônico” que precisa ser tratado. Até porque, o estresse é algo que vai além do nosso senso comum da simples irritação, tensão ou dor de cabeça. Até porque é capaz de promover inúmeros outros problemas de saúde, tanto física quanto mental, como úlceras e depressão.

Sendo assim, cabe a cada colaborador procurar formas de encontrar um equilíbrio para sua rotina. Ao mesmo tempo, também é uma responsabilidade das empresas e lideranças encontrarem formas de reduzir/evitar o estresse no trabalho. E para ajudar com isso, separamos algumas dicas que você pode implementar na rotina da sua empresa e que podem reduzir os fatores de estresse. 

O que é o estresse?

É comum as pessoas usarem a frase “estou estressado” quando estão em uma situação de tensão, contudo, poucos sabem o que o estresse de fato é e como ele se manifesta. Isso porque ele vai muito além de simplesmente “estar irritado” ou “tenso”. De maneira geral, o estresse consiste em uma reação do nosso organismo a um acúmulo de determinados estímulos e à pressão, que pode ser resultado de inúmeros fatores, seja na área pessoal ou profissional. Diante disso, ele pode se manifestar em sintomas tanto físicos quanto psicológicos, tais como:

  • Alterações de humor;
  • Irritabilidade;
  • Isolamento social;
  • Falta de concentração;
  • Problemas de memória;
  • Dores musculares e de cabeça;
  • Falta de apetite;
  • Insônia;
  • Cansaço em excesso;
  • Gastrite, úlceras e outros problemas gastrointestinais;
  • Hipertensão;
  • Depressão.

E devido a grande pressão presente no ambiente de trabalho com o cumprimento de prazos e metas, a alta competitividade e questões como um clima organizacional ruim, ele tende a ser uma das principais causas de estresse em colaboradores. Contudo, ele não deve ser levado de maneira descuidada, principalmente pelas reações que causa em nosso corpo, como taquicardia, fadiga, dores de cabeça, gastrite, úlceras, etc. Além disso, ele pode estimular o surgimento de diferentes síndromes, como ansiedade, depressão, Burnout, síndrome do pânico, e inúmeras outras capazes de afetar tanto a saúde mental quanto física.

Quais são as causas de estresse no ambiente de trabalho?

O estresse é um acúmulo de fatores que não se origina de uma única fonte, mas é intensificado por diferentes questões presentes no dia a dia que colocam nosso corpo em “estado de alerta” diante de uma possível “ameaça”. E considerando a rotina da maioria das pessoas atualmente, principalmente em relação ao trabalho, é quase impossível não lidar com uma pequena carga de estresse diário. Até porque, ele é um ambiente competitivo onde somos colocados sob constante pressão para atingir metas e atender as demandas do mercado. No entanto, o estresse causado no ambiente de trabalho, ou estresse ocupacional, ainda tem como seus maiores e principais motivadores as próprias empresas, suas práticas e as tarefas diárias que muitas vezes levam os colaboradores ao esgotamento. Sendo assim, algumas das suas principais causas são:

  • Clima organizacional ruim;
  • Competitividade excessiva;
  • Desvalorização profissional;
  • Excesso de cobranças;
  • Infraestrutura ruim;
  • Líderes despreparados e que pressionam muito a equipe;
  • Metas inalcançáveis;
  • Remuneração incompatível com as funções;
  • Sobrecarga de tarefas. 

Tanto essas situações quanto os efeitos gerados por elas, como listados anteriormente, impactam não apenas o colaborador e sua saúde, mas também a própria empresa. Isso porque os efeitos do estresse se apresentam na diminuição da produtividade e da qualidade de serviço, em afastamentos, erros operacionais, absenteísmo, turnover e até mesmo possíveis acidentes de trabalho. E isso, por sua vez, afeta não apenas os custos e a produtividade da empresa, mas a sua credibilidade. 

Como evitar o estresse no ambiente de trabalho?

Nenhuma pessoa consegue gerar bons resultados se não se sentir valorizada ou mesmo confortável no ambiente onde está. E para que a empresa não seja afetada pelos impactos negativos do estresse no ambiente corporativo, cabe a ela cuidar da saúde física e mental dos seus colaboradores. Nisso, há inúmeras formas que podem ser adotadas tanto para lidar quanto para evitar ou reduzir situações promotoras de estresse. Assim como promover um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, sendo elas:

  • Valorizar os colaboradores;
  • Fornecer treinamento;
  • Implementar um política de feedback;
  • Proporcionar momentos de descontração;
  • Oferecer um ambiente seguro e equipado;
  • Implementar um programa de saúde e bem-estar.

1 – Valorizar os colaboradores

Existe fator mais estressante do que se esforçar ao máximo no trabalho e não ser valorizado por isso? O estresse não está apenas na irritação e frustração, mas também no desânimo de não ter suas habilidades reconhecidas. Por isso, mesmo que seja um elogio por cumprir um prazo, pela organização ou desempenho de uma tarefa, é importante valorizar os colaboradores. O reconhecimento dos esforços de um indivíduo é um fator que o impulsiona a sempre se dedicar mais e mais a sua função, o que, consequentemente, o torna mais produtivo e eficiente. Por isso, uma forma de promover um clima mais saudável, harmônico e produtivo na empresa é valorizando os profissionais que trabalham nela. Isso também pode ser feito por meio de promoções de cargo, chances de apresentar ideias ou representar a empresa em eventos, de dirigir projetos e reuniões, etc. 

Gostaria de implementar na sua equipe programas de bem-estar, mas não sabe como? CLIQUE AQUI e conheça o Fortalece Plus. Nossa plataforma especializada em saúde e bem-estar corporativo para pequenas e grandes empresas.

2 – Fornecer treinamento

Um dos maiores fatores estressantes na vida de um colaborador é a frustração profissional. Isso pode ocorrer tanto por se sentir despreparado para a realização de algumas tarefas quanto pela falta de crescimento profissional, ainda mais em um ambiente tecnológico que está sempre em evolução. O que pode ser um fator estressante ao colaborador que, na competitividade do mundo corporativo, pode sentir que não consegue acompanhar o ritmo. Por isso, é importante proporcionar treinamentos adequados aos colaboradores para mantê-los atualizados das novidades do mercado e capacitá-los sobre novas ferramentas e conhecimentos. Isso pode tanto gerar um impacto positivo sobre sua autoestima e confiança do colaborador, por sentir que está sendo valorizado pela empresa, quanto impulsionar o seu desenvolvimento profissional. 

3 – Implementar um política de feedback

Problemas de comunicação tendem a ser um dos maiores fatores agravantes de todos os problemas dentro do ambiente corporativo. Isso porque afeta não apenas o ritmo de trabalho e qualidade de serviço, mas também as próprias relações e o ambiente da empresa. Por isso, é importante estabelecer uma linha de comunicação aberta e direta entre gestores e colaboradores que permita ter um panorama específico dos problemas que ocorrem. Dessa forma, implementar uma política de feedbacks pode ajudar a entender quais estratégias funcionam ou não. Assim como determinar quais são as necessidades dos colaboradores para que possam melhorar o seu desempenho. Ou, no caso dos gestores, para que possam melhorar sua liderança. 

4 – Proporcionar momentos de descontração

Proporcionar momentos de descontração não quer dizer dar festas para os colaboradores o tempo todo, mas sim de oferecer momentos de descanso e integração com a equipe. Até porque, esses momentos servem como uma forma de interromper a construção de estresse e reduzir a ansiedade. Uma vez que permitem o descanso e a mudança de ritmo. Sendo assim, promova pequenos momentos de comemoração pelo cumprimento de metas mensais, pela promoção de um colaborador, um happy hour após uma semana cansativa ou mesmo confraternizações. Apesar de não ser obrigatório, é uma forma de promover a integração e desenvolver as boas relações da equipe. Além disso, ajuda a criar um clima organizacional mais equilibrado e saudável. 

5 – Oferecer um ambiente seguro e equipado

Ser cobrado de uma tarefa para a qual você não tem equipamentos disponíveis para executar é um grande fator de estresse no trabalho. Além disso, a própria infraestrutura do ambiente de trabalho pode ser um fator de estresse, com ambientes muito escuros e fechados. Por isso, para promover um espaço mais confortável e produtivo, é importante oferecer um ambiente mais seguro aos colaboradores, com espaço mais aberto, iluminado e arejado. Além disso, é fundamental fornecer todas as ferramentas e equipamentos necessários para que ele possa executar sua função. 

6 – Implementar um programa de saúde e bem-estar

Oferecer programas de saúde e bem-estar aos colaboradores é uma iniciativa adotada por muitas empresas para melhorar a qualidade de vida no ambiente laboral, principalmente por considerar que não é apenas o ambiente de trabalho que condiciona fatores estressantes. Desse modo, é importante olhar para a saúde do colaborador como um todo, física e psicologicamente. Nesse sentido, esses programas podem ajudar não apenas a reduzir o estresse, mas a melhorar a saúde e qualidade de vida dos colaboradores como um todo, junto a uma maior produtividade e engajamento. Tanto é que inúmeras empresas têm conquistado resultados positivos por incentivar seus colaboradores a praticarem atividades físicas e adotarem uma alimentação mais saudável.

E se você precisa de mais dicas ou ajuda para saber como promover a saúde e bem-estar dos colaboradores e aumentar a produtividade da sua empresa, CLIQUE AQUI e conheça o Fortalece Plus. Nossa plataforma especializada em saúde e bem-estar corporativo. Ajudamos a fortalecer a saúde física e emocional da sua equipe.

Compartilhar:

Outros semelhantes:

Saúde Mental dos Professores 

A saúde mental dos professores tem se tornado uma preocupação crescente devido às exigências e desafios enfrentados por esses profissionais. A pressão constante para atender

Leia mais »
Esportes

Benefícios do Judô

O Impacto Transformador do Judô Você sabia que o judô é o esporte que mais conquistou medalhas olímpicas para o Brasil? Com o desempenho notável

Leia mais »
plugins premium WordPress