Bem-estar físico e emocional!

Qualidade de vida no trabalho: como os exercícios físicos influenciam

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% da população brasileira sofre com ansiedade. E, uma pesquisa da ISMA-BR (International Stress Management Association), revela que 72% dos colaboradores do país sofrem com o estresse e 32% de casos de Burnout. Diante disso, cada vez mais empresas tem se preocupado com a qualidade de vida de seus colaboradores. Isso porque, buscar a qualidade de vida no trabalho pode garantir colaboradores mais satisfeitos, engajados e motivados. Consequentemente, com mais saúde e produtividade na hora de realizar suas tarefas.

Quando o assunto é qualidade de vida, não é segredo para ninguém que os exercícios físicos influenciam positivamente na melhora tanto da saúde mental quanto física. Até porque, de acordo com estudos, os exercícios físicos desempenham um grande papel no alívio de problemas como ansiedade, estresse, depressão, etc. Além disso, ajudam a estimular e proteger as funções cognitivas, entre elas a memória, a concentração e a produtividade. Dessa forma, incentivar a prática de exercícios físicos no trabalho ou por meio dele pode ser uma ótima forma de garantir colaboradores mais satisfeitos, saudáveis e produtivos. Pensando nisso, separamos um conteúdo especialmente para você, gestor, de como promover a qualidade de vida no trabalho para seus colaboradores.

O que é qualidade de vida no trabalho?

De maneira geral, a qualidade de vida no trabalho consiste na forma de avaliar a experiência dos colaboradores no ambiente de trabalho. Isso geralmente envolve avaliar a satisfação, o clima organizacional, a produtividade, a estrutura física, o plano de carreira, a interação interpessoal, etc. Sendo assim, sua função é entender o contexto dos colaboradores e promover um ambiente onde se sintam mais seguros e confortáveis para desempenhar suas funções.

Qual a importância da qualidade de vida no trabalho?

Atualmente a qualidade de vida no trabalho é um direito garantido por lei. Desse modo, as empresas são responsáveis por manter a saúde e o bem-estar dos seus colaboradores no ambiente corporativo. E isso, por sua vez, envolve o bem-estar físico, emocional, psicológico e financeiro da pessoa. Contudo, encontrar formas de promover isso também é um grande desafio para as empresas. Por um lado, pela dificuldade em encontrar abordagens eficientes e efetivas. Por outro, em compreender a pressão e os problemas que os colaboradores enfrentam no ambiente de trabalho. Alguns problemas como ansiedade, estresse, depressão, problemas de saúde, financeiros, de relacionamento, psicológicos, etc.

Até porque, como comprovado em estudos, todas as experiências vivenciadas pelos colaboradores, sejam positivas ou negativas, impactam no seu desempenho no trabalho. Assim como em todos os outros aspectos da sua vida. Dessa forma, a importância da qualidade de vida no trabalho está em procurar formas que ajudem os colaboradores a executarem suas tarefas de forma satisfatória. Também está em entender o contexto que eles vivenciam, quais suas necessidades e de que forma o colaboradores pode executar sua função sem que isso prejudique sua saúde.

Sendo assim, implementar programas de qualidade de vida pode proporcionar inúmeros benefícios. Para o colaborador, um ambiente de trabalho mais agradável, confortável e satisfatório onde seu valor é reconhecido. Para a empresa, um colaborador mais motivado, engajado e produtivo. Além de, naturalmente, reduzir taxas de turnover e absenteísmo e aumentar a retenção de talentos e de produtividade.

Como os exercícios físicos influenciam na qualidade de vida dos colaboradores?

A qualidade de vida, como o próprio nome já diz, está relacionada a tudo que promova a saúde e bem-estar de um indivíduo, seja física, emocional ou psicológica. E nisso, os exercícios físicos desempenham um papel fundamental. Até porque, assim como comprovado por vários estudos, eles apresentam inúmeros benefícios para todas as áreas de nossas vidas. Alguns deles são:

  • Aumenta o foco e a produtividade;
  • Diminui o estresse e a ansiedade;
  • Melhora o clima organizacional;
  • Previne doenças;
  • Reduz o absenteísmo.

Quer saber como melhorar a qualidade de vida, gerando bem-estar para seus colaboradores? Conheça o Fortalece Plus!

1 – Aumenta o foco e a produtividade

Assim como comprovado por vários estudos, os exercícios físicos desempenham um grande papel na melhora da capacidade cognitiva. Podemos destacar, em especial, o foco e a produtividade. Isso porque a prática regular de exercícios físicos libera endorfina, o que ativa o sistema de recompensa do nosso organismo. Isso, por sua vez, alivia a tensão e aumenta o foco, além de aumentar também a disposição e a capacidade de raciocínio. O que, consequentemente, também resulta em uma maior produtividade.

2 – Diminui o estresse e ansiedade

O estresse e ansiedade no ambiente de trabalho podem ser causadas por inúmeros fatores. Isso vai desde a pressão por prazos e metas, sobrecarga de trabalho, tensões na equipe ou frustração profissional. O que, consequentemente, pode resultar em problemas, para além da baixa produtividade, como a síndrome de Burnout. Sendo assim, praticar exercícios físicos, nem que sejam 30 minutos diários, ajuda a aumentar e regular os níveis dos hormônios de bem-estar e felicidade. Isso ajuda tanto a aliviar o estresse e ansiedade quanto a diminuir a tensão muscular e a fadiga mental.

3 – Melhora o clima organizacional

Uma vez que a empresa demonstre uma preocupação evidente com a saúde e o bem-estar dos seus colaboradores, isso vai influenciar na boa cultura da empresa. Isso porque os colaboradores vão se sentir valorizados ao perceberem que a empresa tem intenção de fornecer melhores condições para sua saúde física e mental. Além disso, com a redução do estresse e da ansiedade é possível melhorar as relações interpessoais. Práticas de exercícios coletivas, sejam dentro ou fora da empresa também podem ajudar a melhorar o clima organizacional, uma vez que aumenta a coesão e interação da equipe.

4 – Previne doenças

Um dos maiores benefícios da prática regular de exercícios físicos está na melhora da saúde, tanto física quanto mental dos colaboradores. Isso porque aumenta a resistência física, fortalece as articulações e o sistema imunológico, melhora a circulação, diminui as chances de doenças cardíacas, diabetes e Lesões por esforço repetitivo (LER), etc. Assim como diminui a ansiedade, o estresse, depressão e outros quadros de saúde mental. Consequentemente, essa melhora se reflete em uma equipe de colaboradores mais saudável, motivada e produtiva no cumprimento de suas metas.

5 – Reduz o absenteísmo

O absenteísmo é a recorrência de faltas no trabalho devido a problemas, geralmente, relacionadas a saúde, sejam elas físicas ou mentais. Ou mesmo por falta de motivação ou engajamento dos colaboradores. O que, por sua vez, consiste em um dos maiores desafios das empresas junto ao turnover. Dessa forma, incentivar os colaboradores a praticarem exercícios físicos pode ajudar a reduzir o absenteísmo. Isso porque promove uma melhora no quadro de saúde da equipe, assim como de sua disposição e engajamento. Principalmente porque, com colaboradores mais saudáveis e motivados, licenças e faltas devido a doenças tendem a diminuir.

Como promover a prática de exercícios físicos na empresa?

Existem várias estratégias simples de promover a qualidade de vida no trabalho e que se encaixam na realidade de sua empresa. Uma delas é estabelecer convênios ou parcerias com academias, ginásios de esporte, clubes, etc. Já que isso pode ajudar a oferecer um benefício e um estímulo para seus colaboradores praticarem exercícios físicos e cuidarem melhor da saúde.

Contudo, caso esse tipo de prática não faça parte da realidade da sua empresa, você também pode implementar programas corporativos. Eles possuem inúmeras possibilidades e podem ser um grande estímulo para os exercícios físicos e a qualidade de vida. Até porque, dentro dele você pode promover ações como a prática de ginástica laboral, grupos com gostos em comum como corrida, yoga, ciclismo, etc. Além disso, também pode promover disputas como uma corrida/maratona da empresa. Ou mesmo de outro esporte.

Essas atividades podem ajudar tanto na promoção da qualidade de vida como de criar um clima organizacional mais saudável e interativo. Assim como a aumentar a produtividade e o desenvolvimento pessoal dos colaboradores. Principalmente porque ajuda o colaborador a entender que o ambiente de trabalho não está relacionado apenas a pressão e estresse. O que, consequentemente, o torna mais disposto e produtivo no ambiente de trabalho. Gostou dessa dica e quer saber mais sobre como promover a saúde e bem-estar dos seus colaboradores? Venha conhecer o Fortalece Plus!

Compartilhar:

Outros semelhantes:

Saúde Mental dos Professores 

A saúde mental dos professores tem se tornado uma preocupação crescente devido às exigências e desafios enfrentados por esses profissionais. A pressão constante para atender

Leia mais »
Esportes

Benefícios do Judô

O Impacto Transformador do Judô Você sabia que o judô é o esporte que mais conquistou medalhas olímpicas para o Brasil? Com o desempenho notável

Leia mais »
plugins premium WordPress