Bem-estar físico e emocional!

Benefícios da meditação guiada para a saúde e bem-estar

Sabia que a meditação guiada apresenta benefícios para a saúde e bem-estar? A meditação, em si, tem como principal fundamento esvaziar a mente de todos os pensamentos e questões externas e promover o foco em si. Entretanto, nem sempre é tão fácil e intuitivo começar esse processo sozinho, o que leva muitas pessoas a desistirem antes de alcançarem algum estágio por não conseguirem “mergulhar em si mesmas”. Isso, por sua vez, abriu espaço para práticas como a da meditação guiada, na qual você é orientado por alguém até atingir o estado meditativo, responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento.

Historicamente, a meditação é uma prática oriental milenar cujo objetivo principal é promover a concentração, o autoconhecimento e a paz interior, geralmente associada a práticas religiosas e espirituais. Porém, estudos no campo da neurociência descobriram inúmeros benefícios desse exercício para a saúde física e mental, uma vez que envolve a união do corpo e a mente. Tal como o estudo publicado pela Psychiatry Research: Neuroimaging em 2011, o qual alega que a prática constante de meditação é o suficiente para causar mudanças significativas no cérebro. Principalmente por apresentar melhoras na função cognitiva e no processamento emocional, o que a torna indicada para lidar com questões como ansiedade, estresse e hipertensão. 

Nesse sentido, quanto mais foco sua mente tiver, menos propenso você vai estar a ser afetado por perturbações ou desequilíbrios. Fato que fez com que a meditação se tornasse uma estratégia recomendada por profissionais como uma estratégia alternativa junto da terapia. Principalmente porque pode ser uma solução eficiente para a prevenção ou tratamento de transtornos psicológicos. Pensando nisso, nesse artigo falaremos um pouco mais dos benefícios e vantagens da meditação guiada e como você pode incluí-la na sua rotina. 

O que é meditação guiada? 

A meditação é um exercício de concentração que tem como foco a manutenção da atenção no seu interior, de modo a desvincular a mente de distrações externas e pensamentos enquanto utiliza a respiração como ferramenta. Em suma, consiste em desenvolver habilidades de concentração, tranquilidade e foco. Sendo assim, visa promover o desenvolvimento de um estado emocional e mental equilibrado, o que leva a diminuição do sofrimento/estresse físico e psicológico. 

Contudo, manter o foco em um único pensamento e na respiração pode ser um exercício difícil, ainda mais para iniciantes e quem sofre de transtorno de ansiedade. Com isso, a meditação guiada é uma alternativa eficiente para quem não consegue meditar sozinho. Sua técnica consiste na orientação de um professor ou instrutor que o guia com instruções durante todo o estado meditativo, tendo o objetivo de a tornar mais confortável para quem a faz. Nisso, a prática pode ser conduzida por meio de comandos ou exercícios mentais, ou mesmo através de músicas e imagens. 

Por que fazer meditação guiada? 

De acordo com um estudo realizado pela universidade americana Johns Hopkins, 30 minutos de meditação por dia é o suficiente para reduzir quadros de ansiedade, estresse e depressão. O que a torna um método de exercício e/ou terapia eficaz para quem possui algum transtorno psicológico como os citados. Uma vez que ajuda a promover a saúde, o bem-estar e mesmo a disciplina. Nesse sentido, a meditação guiada é recomendada para quem não pratica meditação com frequência e possui a dificuldade de fazê-la sozinho. Sendo assim, a introspecção e a concentração se tornam mais fáceis quando são guiadas por um profissional especializado na área. 

Todavia, meditar não se trata de parar de pensar, mais sim da capacidade de controlar seus pensamentos e como eles afetam seu dia a dia. Quem sofre com a ansiedade, por exemplo, possui dificuldade de controlar os sentimentos e pensamentos ou mesmo de conseguir relaxar. Dessa maneira, a meditação guiada atua como um roteiro de pensamentos e emoções, o que a torna uma prática DIÁRIA feita com disciplina e assiduidade para ajudar no relaxamento.

Benefícios da meditação guiada para a saúde mental e física

Introduzir a meditação guiada na sua rotina diária pode trazer inúmeros benefícios, tanto para a sua saúde mental quanto física, assim como para sua qualidade de vida. Isso porque, assim como comprovado por estudos, ela altera o funcionamento do nosso cérebro auxiliando no equilíbrio do nosso organismo de uma maneira geral. Desse modo, a meditação contribui tanto para a prevenção de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, quanto no controle emocional e autorregulação e até mesmo em dores crônicas. No mais, alguns dos seus principais benefícios para a saúde e bem-estar são: 

  • Reduz o estresse e ansiedade;
  • Diminui os quadros de depressão;
  • Aumenta a capacidade de concentração; 
  • Melhora da qualidade de sono;
  • Melhora da memória e funções cognitivas; 
  • Aumento da produtividade e criatividade;
  • Melhora da saúde;
  • Maior controle e consciência emocional; 

Além disso, a meditação também auxilia no autoconhecimento, na promoção do relaxamento e da motivação, assim como ajuda a aumentar a autoestima. 

1 – Reduz o estresse e ansiedade

A meditação guiada trabalha com o controle da respiração, dessa forma, ajuda a desacelerar a frequência cardíaca e a respiração, promovendo o relaxamento. Isso, por sua vez, reduz os níveis de cortisol do organismo, que é hormônio do estresse. Além disso, como a meditação auxilia na autorregulação emocional e de consciência, ajuda a diminuir os sentimentos de raiva, preocupação e apreensão. Visto que, por meio do autoconhecimento e autorregulação, você não apenas passa a controlar suas emoções e pensamentos, mas também a lidar e entender eles. 

2 – Diminui os quadros de depressão

Um dos propósitos da meditação é o autoconhecimento e a autoconsciência, sendo assim, a meditação guiada é uma forma de melhorar a autoimagem que você tem de si, assim como de oferecer uma visão mais positiva de sua vida. Dessa forma, você pode entender seus pensamentos e emoções e entender de onde eles vêm e o porquê deles. Logo, ao diminuir a carga de pensamentos negativos, você diminui também a frequência deles, eliminando sentimentos de desmotivação, tristeza e pessimismo. Além disso, pode proporcionar formas de definir novas metas e objetivos para a vida por meio da autorreflexão. 

3 – Aumenta a capacidade de concentração

A prática meditativa de deixar sua mente concentrada no presente e ignorar os pensamentos é uma ótima forma de estimular e promover a concentração, já que sua mente passa a ter disciplina e foco em uma única atividade. Uma medida eficiente, uma vez que um dos maiores problemas, principalmente para quem é ansioso, é conseguir manter a concentração em uma situação presente ou uma atividade por vez. 

Conheça o Fortalece Plus e fortaleça seu time!

4 – Melhora da qualidade de sono

Algumas técnicas de meditação guiada podem ajudar a reduzir a insônia e melhorar a qualidade de sono. Isso porque as dificuldades para dormir estão associadas a problemas como o estado hiperalerta, relacionados a inquietação, tristeza e ansiedade, os quais interferem no sono. Contudo, a prática regular de meditação facilita o adormecimento, visto que ajuda a acalmar o fluxo de pensamentos e promove a sensação de relaxamento. Isso, por sua vez, faz com você caia no sono mais fácil e tranquilamente. Nesses casos, a meditação guiada por comandos ou mesmo por sons/músicas podem ser uma medida eficiente. 

5 – Melhora da memória e funções cognitivas

A meditação atua de forma positiva no funcionamento cerebral, estimulando o crescimento de massa cinzenta no hipocampo e atividade do córtex pré-frontal. Sendo assim, influencia tanto na região que atua na nossa coordenação motora (córtex pré-frontal), quanto na parte do cérebro que está relacionada à aprendizagem, a memória e as emoções (hipocampo). Além disso, estudos comprovam que a meditação pode prevenir doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e demência, pois ajuda a aumentar a reserva cognitiva. 

6 – Aumento da produtividade e criatividade

Como a meditação estimula a concentração e o autoconhecimento, isso possibilita as pessoas terem mais consciência das próprias habilidades pessoais e específicas e, consequentemente, isso eleva sua criatividade. Além disso, devido a sensação de relaxamento e bem-estar, as atividades diárias se tornam mais satisfatórias, o que melhora sua produtividade.

7 – Melhora da saúde

A prática da meditação auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e amplia as defesas do nosso organismo. Além disso, ajuda a controlar problemas como a compulsão alimentar, já que trabalha com o controle emocional e mental. Assim como também auxilia na redução de dores e outras doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, ligadas, essencialmente, a problemas como estresse e ansiedade. 

8 – Maior controle e consciência emocional

Um dos benefícios da meditação guiada é a auto-observação e a autorreflexão, de modo que você pode entender e descobrir de onde vem os pensamentos e sentimentos negativos que o estão perturbando. A partir desse entendimento, torna-se mais fácil ter controle sobre si e suas emoções e, por consequência, se colocar em um estado de equilíbrio consigo e com o mundo ao seu redor. Essa prática de autocontrole pode ser eficiente para lidar com casos de transtorno de ansiedade ou estresse, uma vez que permite que você identifique os gatilhos rapidamente e saiba como lidar com eles. 

Dicas de como introduzir a meditação na sua rotina

Atualmente, com a ajuda de plataformas e aplicativos, que funcionam como aulas e que disponibilizam profissionais para servirem como guias da meditação, você pode fazer a prática na sua própria casa de maneira online. Ou, se preferir, em estúdios e academias que possam oferecer o serviço de meditação guiada. Diante disso e para ajudar você a introduzir essa prática na sua rotina, separamos aqui algumas dicas: 

  • No início, estabeleça um tempo de cinco minutos para a prática e vá aumentando gradualmente conforme seu progresso. O ideal é praticar meditação diariamente de 15 a 20 minutos. 
  • Vista roupas confortáveis;
  • Escolha um horário em que você não seja perturbado ou interrompido;
  • Procure um lugar calmo e silencioso; 
  • Ative o modo avião do seu celular para evitar distrações;
  • Faça exercícios de aquecimento ou ciclos de respiração profunda para ajudar seus corpo e mente a começarem a relaxar;
  • Encontre uma posição confortável. Se estiver sentado, fique com a coluna ereta, ombros alinhados e mãos apoiadas de forma relaxada nas pernas. Se estiver deitado, fique de barriga para cima com as pernas retas e braços relaxados ao lado do corpo. 
  • Depois, basta seguir as instruções do seu professor ou instrutor. 

É claro que, como um roteiro, a meditação guiada possui diferentes técnicas, como a da visualização, músicas, repetições de palavras ou mantras, sons da natureza, etc. Dessa forma, as alternativas podem ser efetivas ou não, a depender de suas preferências, por isso, busque a técnica que mais combine com você e não desista. Até porque, é inegável os benefícios da meditação guiada e que ela se tornou um exercício essencial para a promoção da saúde e do bem-estar. 

Gostaria de incluir na sua equipe programas de bem-estar corporativo, mas não sabe como? Conheça o Fortalece Plus e saiba mais.

Compartilhar:

Outros semelhantes:

Saúde Mental dos Professores 

A saúde mental dos professores tem se tornado uma preocupação crescente devido às exigências e desafios enfrentados por esses profissionais. A pressão constante para atender

Leia mais »
Esportes

Benefícios do Judô

O Impacto Transformador do Judô Você sabia que o judô é o esporte que mais conquistou medalhas olímpicas para o Brasil? Com o desempenho notável

Leia mais »
plugins premium WordPress