Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo na busca pela excelência profissional, os colaboradores tendem a ser os que mais sofrem exigências para apresentar resultados satisfatórios. Com isso, elaborar formas de promover a saúde ocupacional na equipe de colaboradores tem se tornado cada vez mais importante para as empresas. Até porque, promover a qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores é um investimento de grande retorno, uma vez que um colaborador satisfeito é mais produtivo, eficiente e motivado.
Segundo dados da SmartLab, entre 2012 e 2022, houveram mais de 2,3 milhões de afastamentos pelo INSS devido a doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. E com isso, não apenas perde-se vários talentos na empresa, como também passa-se a enfrentar inúmeros problemas de rendimento, produtividade e perda de lucro. Sendo assim, promover a saúde ocupacional da sua equipe é um fator motivacional que beneficia tanto a empresa quanto o colaborador. Isso porque, por um lado, se tem um colaborador satisfeito e protegido pela empresa, motivado no exercício de sua função. E por outro, temos uma empresa com maior rendimento e credibilidade quanto a sua gestão.
Pensando nisso, separamos um conteúdo especial sobre o que é a saúde ocupacional e sua importância, assim como 5 dicas de como você pode promovê-la na sua equipe.
O que é saúde ocupacional?
A saúde ocupacional é um conjunto de medidas ou procedimentos preventivos que tem como objetivo diminuir, eliminar ou prevenir os riscos de acidentes ou doenças em atividades laborais. Isto é, a saúde ocupacional é voltada para a saúde do colaborador no ambiente de trabalho. Desse modo, compreende não apenas as condições/aspectos físicos do colaborador, mas também os mentais e emocionais. Sendo assim, a prioridade dessa área é a integridade, segurança, satisfação e bem-estar do colaborador.
Porque é importante promover a saúde ocupacional na empresa?
A saúde ocupacional pode ser uma área de grande estresse tanto para as empresas quanto para os colaboradores, uma vez que envolve questões jurídicas, econômicas ou mesmo humanitárias. Sendo assim, promover a saúde ocupacional na empresa é uma forma tanto de manter a qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores quanto garantir a segurança e saúde no ambiente de trabalho como um todo. Além disso, investir na saúde ocupacional e bem-estar da equipe pode ser uma ação com retorno muito positivo em vários sentidos, sejam eles financeiros ou de performance. Dentre eles podemos destacar:
- Redução de acidentes e doenças ocupacionais;
- Redução de processos trabalhistas;
- Redução de taxas de turnover e absenteísmo;
- Aumento da produtividade;
- Melhora do clima organizacional;
- Melhora da imagem ocupacional da empresa;
- Redução de custos;
É fato que colaboradores mais saudáveis e satisfeitos vão ser mais motivados e produtivos, o que vai influenciar tanto no seu rendimento quanto na sua colaboração para a empresa. Além disso, a preocupação da empresa com a saúde ocupacional pode ser uma forma de ajudar na retenção de talentos. Assim como de agregar valor ao negócio, já que mostra a qualidade e o comprometimento da gestão com a integridade e bem-estar da sua equipe. Sendo assim, promover a saúde ocupacional oferece vantagens a curto, médio e longo prazo tanto para o colaborador quanto para a empresa.
5 formas de promover a saúde ocupacional na sua equipe
A chave para promover a saúde ocupacional está no próprio objetivo da medida, que é a prevenção. Sendo assim, a melhor forma de colocar isso em prática é os gestores e empresas, ao invés de tentarem resolver o problema depois de instalado, elaborem medidas para evitar que eles aconteçam. E para te ajudar com isso, elaboramos 5 formas de promover a saúde ocupacional na sua equipe, que são:
- Tenha atenção à ergonomia;
- Incentive a realização de exames periódicos;
- Realize a capacitação dos colaboradores;
- Promova programas de saúde e bem-estar na empresa;
- Faça pesquisas das necessidades dos colaboradores.
1 – Tenha atenção à ergonomia
A ergonomia é uma área que não compreende apenas aspectos físicos do ambiente de trabalho, mas também os aspectos cognitivos, organizacionais e comportamentais. Isso faz com que ela seja um dos pilares para um bom ambiente de trabalho. Sendo assim, entender a ergonomia é fundamental para garantir o conforto, o bem-estar e a segurança dos colaboradores. Além de ser uma forma eficiente de descobrir questões que envolvam as necessidades dos colaboradores e os riscos que podem prejudicar tanto seu desempenho quanto a saúde dos mesmos.
Junte-se a nós para fortalecer, motivar e engajar sua equipe. Conheça agora o Fortalece Plus!
Diante disso, existem algumas medidas que podem ajudar a diminuir os riscos e promover a saúde ocupacional da sua equipe, como: oferecer um local de trabalho com ventilação, iluminação e temperatura adequada; garantir a acessibilidade; disponibilizar mesas e cadeiras confortáveis; disponibilizar equipamentos adequados e orientações ergonômicas e estabelecer uma boa comunicação. Essas podem ser medidas básicas, contudo, são efetivas para evitar problemas futuros graves.
2 – Incentive a realização de exames periódicos
A realização de exames médicos ocupacionais é uma medida exigida pela lei para garantir que a empresa acompanhe a saúde do colaborador, embora eles não cubram todas as áreas. Isso se dá principalmente em doenças que não aparecem nos exames ou que demoram a se manifestar, em especial as da área psicológica. Por isso, incentivar e conscientizar os colaboradores a fazerem exames periódicos e complementares é uma boa forma de avaliar as condições de saúde física e mental do colaborador. Dessa forma, além de evitar os riscos e doenças ocupacionais, também ajuda a empresa a promover estratégias de melhoria e prevenção, assim como favorece sua credibilidade quanto à gestão de sua equipe. Além de, naturalmente, ser uma ótima forma de promover a saúde do colaborador. Por isso, incentive sua equipe a realizar exames periódicos, sejam eles anuais ou semestrais.
3 – Realize a capacitação dos colaboradores
Não é apenas da capacitação de suas habilidades que os colaboradores precisam, mas também da conscientização quanto a própria saúde ocupacional. Por isso, além da própria empresa, é importante ensinar/capacitar os colaboradores sobre formas de se manter em segurança durante o desempenho de suas funções. Sendo assim, promova treinamentos que incentivem o bem-estar corporativo ou mesmo oficinas e palestras que falem sobre segurança e saúde no ambiente de trabalho. Isso pode ser implementado até mesmo pela Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), uma medida que já é adotada por várias empresas. Já que ela tem como objetivo conscientizar sobre a saúde laboral, assim como promover o cuidado e a precaução com acidentes e doenças no ambiente corporativo.
4 – Promova programas de saúde e bem-estar na empresa
Promover programas de saúde e bem-estar na empresa também é uma ótima forma de promover a saúde ocupacional e incentivar os colaboradores a adotarem hábitos saudáveis. Nisso, a empresa pode estimular a prática de exercícios físicos, como caminhadas, corridas, academia, yoga, esportes, etc. Ou pode até mesmo oferecer exercícios laborais, como a ginástica laboral, no próprio ambiente de trabalho. O que pode ajudar a diminuir problemas como as Lesões por Esforço Repetitivo (LER), problemas osteomusculares e mesmo o estresse. Além disso, a empresa também pode promover um espaço de acompanhamento psicológico, seja na própria empresa ou em parceria com clínicas. Assim como deve incentivar os colaboradores a procurarem esse serviço de forma regular, os conscientizando da importância dos cuidados com a saúde mental.
5 – Faça pesquisas das necessidades dos colaboradores
Uma forma eficiente de entender as necessidades de sua equipe, assim como descobrir problemas que possam estar enfrentando é por meio de pesquisas. Isso porque elas permitem que os colaboradores expressem as suas principais demandas e necessidades para sua segurança, bem-estar e boa execução de sua função. O que permite que os gestores elaborem estratégias para promover um ambiente de trabalho mais saudável. E com a versatilidade das ferramentas digitais atualmente, essas pesquisas podem ser feitas periodicamente por meio de formulários ou plataformas. O que tanto facilita a interpretação e acessibilidade quanto permite que os gestores tenham um panorama geral da saúde do clima organizacional da empresa.
Além disso, a depender da realidade do seu negócio e do número de funcionários, é importante incentivar o diálogo em equipe. Questão que está relacionada desde os colaboradores até os gestores, principalmente quanto a estratégias de conflitos internos, já que este também influencia na saúde ocupacional.
Quer saber como incluir atividades físicas no ambiente de trabalho, gerando bem-estar para seus colaboradores? Conheça o Fortalece!