A prática de alongamentos é essencial para a manutenção da qualidade de vida e a promoção da saúde, além de oferecer inúmeros benefícios para a saúde física, como melhora da postura, flexibilidade, alívio de dores e prevenção de lesões. Contudo, tende a ser a parte mais negligenciada das atividades físicas, seja porque as pessoas acham que não precisam ou que não possuem tempo para fazê-los.
Além disso, engana-se quem acredita que a prática de alongamentos está restrita apenas a pessoas que praticam atividades físicas. Especialistas alegam que o ideal é que a prática de alongamentos deve ser uma prática diária, sejam atletas ou sedentários que os façam. Claro, desde que os façamos de maneira calma e correta, além de procurarmos pelas recomendações de um profissional.
Para pessoas que praticam qualquer tipo de atividade física, como musculação ou esportes, o alongamento serve como uma forma de preparar o corpo para o exercício. Já para quem trabalha, seja antes, durante ou após o expediente, a prática de alongamentos é a melhor forma de relaxar e aliviar a tensão muscular. Principalmente depois de ficar horas curvado sobre a tela de um computador ou de uma série de movimentos repetitivos que causam dor ou desconforto muscular. Assuntos sobre os quais iremos falar um pouco mais ao longo deste artigo.
O que são alongamentos?
Os alongamentos são uma série de exercícios que tem como objetivo trabalhar a agilidade, elasticidade, flexibilidade e aumentar/melhorar a amplitude do movimento muscular. Esses exercícios alonga e relaxa músculos das costas, pescoços, ombros, joelhos e todas as partes do corpo que ficam tensionadas.
Problemas causados pela falta da prática de alongamentos
Não é incomum sentirmos, vez ou outra, dores em áreas como ombros, pulsos ou coluna. Seja por dormir em uma posição ruim durante a noite ou por ficar várias horas em uma mesma posição. Isso é ainda mais comum para pessoas que trabalham o dia todo sentadas em frente ao computador, ou em pé, como em comércios e fábricas. Ou mesmo quando passam dias e mais dias fazendo séries de movimentos repetitivos.
Esse tipo de recorrência acaba por gerar problemas como a Lesão por Esforço Repetitivo (LER), Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), Hérnia de Disco, Bico de Papagaio, Tendinite, Lombalgias, etc. Junto a isso, o estresse também é um grande fator que contribui para problemas de tensão e dor muscular, principalmente em áreas como ombros e pescoço.
De maneira similar, mesmo quem pratica atividades físicas muitas vezes pode se deparar com problemas esses. Isso porque a saúde do nosso corpo também está ligada ao cuidado dos nossos movimentos. No entanto, quando ignoramos isso, como com o excesso de estresse aplicado sobre os músculos ou má execução de movimentos, podemos ter problemas como cãibras, lesões e dores musculares.
Benefícios da prática de alongamentos
A prática de alongamentos promove inúmeros benefícios para nossa saúde, sejam eles físicos, com a melhora do posicionamento da coluna vertebral, quanto mental, com o combate ao estresse. Além disso, a prática de alongamentos também promove benefícios para os órgãos internos, como rins, fígado e pâncreas, além de estimular a circulação sanguínea.
Junte-se a nós para fortalecer, motivar e engajar sua equipe. Conheça o Fortalece Plus!
Desse modo, para que possamos obter bons resultados em treinos ou mesmo uma melhora na nossa condição física, é essencial que nos alonguemos de maneira correta, constante e moderada. A partir disso, algumas atividades físicas, como yoga e pilates, já têm os alongamentos como parte integrante de suas práticas. Como resultado, alguns dos benefícios que mais se destacam são:
- Melhora da postura;
- Aumento da flexibilidade
- Diminuição e alívio de dores musculares;
- Prevenção do risco de lesões;
- Ativa a circulação sanguínea.
1 – Melhora da Postura
Os músculos tensos tendem a ficar travados em uma má postura. Isso se aplica tanto ao pós-treino de atividades físicas quanto por passarmos a maior parte do dia sentados na frente do computador, geralmente com os ombros curvados e a cabeça muito próxima a tela. E isso, por sua vez, gera tensão em músculos com costas, pescoço, ombros, tórax e quadris. Desse modo, fazer uma prática regular de alongamentos reduz a tensão muscular e alivia dores nas costas. O que, por sua vez, melhora a postura e evita o desconforto que eventualmente poderia surgir.
2 – Aumento da flexibilidade
Conforme envelhecemos as nossas articulações reduzem a amplitude dos nossos movimentos e impõe cada vez mais limitações. Nisso, a prática de alongamentos beneficia ao aumentar a flexibilidade do corpo e a mobilidade muscular. De modo que deixa os músculos mais leves e soltos e contribui no desempenho das atividades físicas.
3 – Diminuição e alívio de dores musculares
Muitas vezes, quando nos machucamos, os músculos ao redor da lesão se contraem em resposta, ficando tensionados. E a prática de alongamentos ajuda a reduzir ou aliviar essas dores, pois ao fazer o alongamento, você diminui o estresse corporal, relaxando seus músculos. Desse modo, promove alívio das dores e desconforto da tensão muscular, além de ser uma ótima maneira de reduzir a tensão gerada pelo estresse. Principalmente porque uma das respostas físicas geradas por esse problema é a tensão muscular, em especial nos músculos dos ombros e pescoço.
4 – Prevenção do risco de lesões
O alongamento reduz o risco de lesões, pois alongar o músculo isso permite que ele desenvolva uma maior amplitude e mobilidade, o que diminui as chances de ele tensionar ou romper. Isso faz com que a prática de alongamentos seja o ideal como uma prática pré-treino. Principalmente porque aquece os músculos e ajuda a reduzir as dores após o exercícios, além de outros incômodos como cãibras. Além disso, ele também apresenta ótimos benefícios para reduzir e prevenir o risco de lesões provocadas pelo LER no ambiente de trabalho. As quais afetam não apenas a produtividade, mas também a vida de gestores e colaboradores.
5 – Ativa a circulação sanguínea
Uma dos maiores benefícios da prática de alongamentos é a ativação da circulação sanguínea. Pois isso permite um aumento do fluxo de sangue nos músculos, o que contribui não apenas para a recuperação de lesões, como também previne e reduz a chance de problemas cardiovasculares.
Prática de alongamentos no ambiente de trabalho
Pode-se praticar alongamentos em qualquer lugar, de maneira simples e rápida, até mesmo no ambiente de trabalho. Segundo estudos, o ideal é que você faça alongamentos todos os dias antes de iniciar o expediente e durante as suas pausas, ainda mais se estiver sentindo dor ou desconforto. Então, procure tirar um tempinho diário para relaxar músculos como ombros, pescoços e tronco, que são os que mais sofrem tensão. Além disso, se você é gestor, procure ofertar um espaço com profissionais que apliquem atividades como ginástica laboral, pois isso pode ser um grande diferencial na produtividade da sua empresa.
O melhor pacote de soluções para elevar o bem-estar da sua equipe. Conheça agora o Fortalece Plus!