Evitar os altos índices de Turnover na empresa tem se mostrado como um grande desafio para os departamentos de Recursos Humanos (RH), assim como uma necessidade. Isso porque uma alta rotatividade de colaboradores pode representar problemas para sua empresa, principalmente na retenção de talentos. Além disso, também pode impactar negativamente tanto os lucros quanto a credibilidade da empresa diante do mercado de negócios.
É justamente por isso que ele é um dos Indicadores-Chave de Desempenho (Key Performance Indicators – KPIs) utilizado pelo RH, pois permite medir o índice de saúde do clima organizacional da empresa. E isso, por sua vez, quando acompanhado de perto, permite elaborar estratégias para minimizar o Turnover e deixá-lo em um nível saudável. Contudo, o Turnover envolve o acúmulo de inúmeros fatores internos e externos da empresa, os quais nem sempre são controláveis.
Por isso é necessário analisar as circunstâncias de cada caso para calculá-lo de maneira precisa. Até porque, no caso de demissões, nem sempre o colaborador deixa a empresa por insatisfação, assim como nem sempre a rotatividade terá o mesmo impacto organizacional. Portanto, é necessário entender suas implicações e seus diferentes tipos para que seja possível elaborar estratégias de como evitá-lo, questões que trataremos neste artigo.
O que é Turnover?
Do inglês, Turnover significa “renovação” ou “rotatividade”, e trata-se de um termo que indica o índice de rotatividade de colaboradores dentro de uma empresa, levando em conta demissões e contratações durante um determinado período. Além disso, também corresponde ao movimento de substituição de colaboradores por outros por uma série de fatores. Esses fatores podem ser aposentadorias, acidentes, transferências ou mesmo afastamentos.
Desse modo, o Turnover é um medidor importante para a gestão de negócios, já que ele possui um grande impacto tanto na produtividade quanto nos resultados financeiros da empresa. Além de ser uma forma de avaliar problemas de gestão, satisfação das equipes e retenção de talentos.
Quais são os tipos de Turnover?
Assim como existem diferentes motivos que levam um colaborador a deixar a empresa em que trabalha, também existem diferentes tipos de Turnover. Os quais precisam ser compreendidos para se entender como eles afetam a dinâmica da sua empresa, principalmente porque eles impactam de maneira significativa na gestão e no sucesso dos negócios. São eles:
- Turnover voluntário: acontece quando o colaborador escolhe sair, seja por uma proposta de trabalho melhor, busca de novos objetivos ou conflitos internos.
- Turnover involuntário: ocorre quando a empresa opta por se desligar do colaborador, seja por baixo desempenho, dificuldades financeiras, quebras de contrato ou conflitos internos.
- Turnover funcional: é quando um colaborador de baixo rendimento e que impacta negativamente na empresa opta por se desligar.
- Turnover disfuncional: de maneira mais problemática, é quando um colaborador de alto rendimento deixa a empresa por esta não ser capaz de retê-lo.
Nem sempre o Turnover é uma ocorrência negativa, já que pode gerar novas oportunidades e ser peça-chave na resolução de problemáticas. Além de servir como uma forma de melhorar a dinâmica interna das equipes a partir de novas organizações. Entretanto, é preciso ficar atento a sua regularidade, principalmente em casos como o do Turnover involuntário e do disfuncional. Uma vez que, se sua empresa está com dificuldades financeiras que o obriga a dispensar colaboradores ou se você está com dificuldade de reter talentos, isso representa um grande sinal de alerta para o seu negócio.
Quais os principais motivos do Turnover na sua empresa?
O Turnover pode ser causado por inúmeros motivos, seja uma questão específica ou uma soma de fatores que levam o colaborador a se sentir insatisfeito e/ou sem escolha além de sair. Assim, dentre os principais motivos para os desligamentos dos colaboradores, seja voluntário ou involuntário, estão:
- Sobrecarga de função ou exaustão: Segundo uma pesquisa da Mindsight, 9 a cada 10 brasileiros desenvolvem Síndrome de Burnout devido a sobrecarga de tarefas.
- Problemas com a liderança corporativa: De acordo com dados da G1, 8 a cada 10 colaboradores pedem demissão ou são demitidos devido a problemas com supervisores e líderes.
- Falta de valorização profissional: a falta de reconhecimento ou valorização do trabalho do colaborador também contribui para o Turnover, principalmente por ser um grande motivo para a desmotivação e falta de produtividade.
- Clima organizacional ruim e desgaste emocional: Segundo a Mindsight, mais de 87% dos colaboradores afirmam que seu líder lhe provocou algum tipo de desgaste mental. E segundo a Infojobs, 60% dos colaboradores não se sentem seguros psicologicamente no ambiente de trabalho.
- Busca de maiores salários: Em uma pesquisa do site PayScale, aproximadamente 25% dos colaboradores alegaram a busca por melhores salários como motivo de se demitirem.
- Falta de oportunidades: Empresas que não investem em planos de carreira, salários e treinamentos acabam desmotivando e perdendo seus melhores talentos por não proporcionarem oportunidades de crescimento profissional.
Diante disso, para além de perdas financeiras e de capital intelectual, problemas como esses representam uma séria defasagem tanto na gestão quanto na própria saúde organizacional de sua empresa. Por isso, é sempre importante ficar atento, porque a satisfação ou insatisfação de sua equipe impacta diretamente na produtividade e no rendimento, bem como no sucesso do seu negócio.
Junte-se a nós para fortalecer, motivar e engajar sua equipe. Conheça mais sobre o Fortalece!
Quais problemas o Turnover causa na sua empresa?
Um alto índice de Turnover representa um problema não apenas para o RH, mas para toda a empresa, já que afeta vários setores de várias maneiras. E isso não se limita apenas aos custos financeiros, já que a demissão, seleção e contratação de colaboradores, bem como treinamentos se torna uma despesa constante e gigantesca. Isso também afeta na gestão, produtividade, qualidade e na imagem da empresa. Principalmente pelo fato de que uma empresa que não tem capacidade de reter seus talentos por muito tempo não passa credibilidade para seus clientes. Em consequência disso, alguns dos problemas causados pelo Turnover na empresa são:
- Aumento de gastos com demissões, contratações e treinamentos;
- Abalado na imagem e credibilidade da empresa;
- Sobrecarga de funções dos colaboradores;
- Redução de produtividade;
- Redução do networking;
- Perda de qualidade dos produtos e resultados;
- Perda de produto intelectual;
- Problemas de retenção de talentos;
- Desequilíbrio na equipe.
Como evitar o Turnover na sua empresa?
O ideal para uma empresa em relação ao Turnover é manter seu número em um mínimo aceitável que não impacte negativamente nem a produtividade e nem as finanças. Contudo, o Turnover só deixa de ser uma ameaça se você criar condições que evitem ou previnam isso. Com isso, algumas dicas para evitar o alto índice de Turnover na sua empresa são:
- Realizar avaliações de desempenho;
- Processo de seleção aprimorado;
- Investir em treinamentos;
- Adoção de políticas de benefícios;
- Incentivar a melhora da liderança corporativa;
- Jornadas de trabalho flexíveis ;
- Melhorar o clima organizacional.
1 – Realizar avaliações de desempenho
Para compreender o Turnover, é indispensável que se entenda a realidade da empresa, considerando os fatores internos e externos que levaram à rotatividade dos colaboradores. E uma ótima forma de realizar isso é por meio de avaliações de desempenho. Essa ferramenta pode ser aplicada de maneira periódica para se avaliar o desenvolvimento e a satisfação das equipes e colaboradores.
Além disso, também pode ser realizada com os colaboradores que estão se desligando da empresa. Isso permite aos gestores identificar os problemas que levaram ao desligamento do colaborador, assim como os pontos que podem ser melhorados. Ademais, também permite ao RH elaborar estratégias de melhoria, bem como traçar perfis mais específicos de suas equipes e novos candidatos.
2 – Processo de seleção aprimorado
Para evitar o alto índice de Turnover na empresa, uma das estratégias mais eficazes é a realização de um processo de seleção aprimorado. Isto é, eleger especificamente colaboradores que possuem um perfil ideal para compor a equipe e fazer parte da empresa. E isso não se limita apenas a experiências profissionais, títulos e certificações, mas também aos aspectos comportamentais do candidato.
Por isso, deixe claro desde o início as funções que o novo colaborador irá exercer e estabeleça uma linha direta de comunicação aberta, pois isso permite que o candidato já conheça o clima da empresa. Além disso, isso fará com que ele só se candidate a vaga caso se sinta identificado com ela, o que diminuirá as chances de demissão.
3 – Investir em treinamentos
Uma ótima forma de evitar o Turnover na empresa é por meio da promoção de treinamentos e capacitações. Ações que podem ser feitas por meio de cursos onlines e presenciais, palestras, oficinas, workshops, etc. Isso permite que seus colaboradores aprimorem suas competências, habilidades e atitudes, além de os manterem atualizados sobre novas técnicas do mercado de negócios.
Por um lado, isso gera rendimento para a empresa, já que terá uma equipe mais capacitada e motivada. Por outro, os colaboradores se sentem mais valorizados, uma vez que a capacitação promove o aprimoramento e o crescimento profissional. Isso, inclusive, é uma ótima estratégia para a retenção de talentos na empresa.
4 – Adoção de políticas de benefícios
Para manter seus colaboradores engajados e motivados é preciso muito mais do que apenas oferecer um salário correspondente. Por isso, invista em uma política de benefícios, como vales, bônus, promoções, horários de trabalho flexíveis, oportunidade de liderar projetos, etc. Isso faz com que seus colaboradores se sintam reconhecidos e valorizados.
Além disso, essa é uma ótima forma de reter talentos de sucesso na empresa, já que o mercado é concorrido com os mais talentosos. Dessa forma, esses benefícios podem diminuir a chance de Turnover, já que um colaborador satisfeito dificilmente irá querer se desligar da empresa onde está.
5 – Incentivar a melhora da liderança corporativa
O líder corporativo é a figura que está em maior contato com os colaboradores, servindo como exemplo, orientação ou mesmo desmotivação. Por isso, estimular uma liderança comprometida, produtividade, engajada e empática pode ser uma ótima forma de evitar o Turnover e melhorar o clima organizacional da empresa.
Isso porque uma equipe fica mais motivada e gera melhores resultados quando tem um um líder que serve como um bom exemplo. Além disso, é importante investir na comunicação, pois isso permite ao gestor tanto identificar problemas e pontos a serem melhorados, como descobrir as estratégias que funcionam ou não com cada equipe.
6 – Jornadas de trabalho flexíveis
Uma outra forma de evitar o Turnover na empresa e ao mesmo tempo reter talentos é investir em jornadas de trabalho mais flexíveis. Isso porque a exaustão é um dos principais motivos do Turnover, especialmente pelo seu impacto na saúde física e mental, bem como na produtividade. Por isso, adotar horários mais flexíveis pode ser uma boa maneira de promover uma dinâmica melhor e condições mais confortáveis para seus colaboradores.
Algumas empresas, inclusive, principalmente após a pandemia, adotaram um sistema de trabalho híbrido, conciliando o presencial e o Home Office, o que oferece vantagens para ambas as partes. Outras também passaram a aprimorar a política de day off, no qual, para além de uma bonificação ocasional, dispensam seus colaboradores um dia inteiro (ou meio período) como uma folga coletiva. Isso, por sua vez, promove inúmeros benefícios, tanto na produtividade dos colaboradores quanto em seu bem-estar, além de influenciar positivamente no clima organizacional da empresa.
7 – Melhorar o clima organizacional
Para o bom funcionamento de uma empresa e o bom desempenho de uma equipe é importante a criação de uma ambiente de trabalho agradável e confortável. E isso vai além de bons salários e bonificações. Desse modo, para evitar o Turnover na empresa e promover a produtividade, é importante elaborar estratégias que ofereçam o bem-estar físico e mental de sua equipe.
Por isso, é importante oferecer espaços de apoio aos colaboradores, como o de assistência psicológica e médica. Ou mesmo criar espaços de descanso dentro da empresa, como salas de jogos e vídeo. Vale investir também na prática e incentivo de atividades físicas, como meditação, yoga, alongamentos, ginástica laboral, etc. Práticas que podem ser incorporadas tanto no ambiente da empresa quanto como uma parceria bônus ofertada por ela.
Invista também na realização do Happy Hour, seja para comemorar uma promoção, o cumprimento de uma meta ou mesmo para relaxar após um dia exaustivo. É uma ótima forma de dar oportunidade aos colaboradores de interagirem, trocarem ideias e melhorarem seus relacionamentos, pois isso contribui para a construção de um clima mais leve e agradável no ambiente de trabalho.
Percebeu como é importante entender o Turnover na sua empresa? Ter essa percepção, seja dos tipos de Turnover ou do motivos que levam a ele, assim como evitá-lo, é uma peça-chave para o seu negócio. Isso permite não apenas que você melhore a imagem da sua empresa, mas também a sua produtividade.
Descubra os benefícios de implementar programas de bem-estar físico e emocional para sua equipe. Conheça o Fortalece!