As pessoas iniciam a prática de atividades físicas por inúmeros motivos. Alguns dos principais são a melhora da saúde e bem-estar, o lazer e, claro, a perda de peso. Segundo estudos, 25% das pessoas que iniciam a prática de atividades físicas tem como objetivo a perda ou controle de peso e a estética corporal. E no processo de emagrecimento, o maior objetivo é a queima de gordura e o aumento da massa magra. Contudo, eliminar gordura corporal não é uma tarefa fácil, ainda mais para quem tem o metabolismo lento. O que pode ser frustrante para quem quer perder peso rápido e se incomoda com aquelas gordurinhas nos flancos e abdômen, que tendem a ser as mais difíceis de eliminar.
No processo de emagrecimento, perdemos gordura de modo geral, ou seja, todas as partes do nosso corpo vão eliminá-la na mesma proporção. Porém, o acúmulo de gordura no abdômen tende a ser um grande incômodo, motivo pelo qual exercícios voltados para a eliminação de gordura abdominal tendem a ser uma prioridade quando as pessoas se matriculam nas academias. Até porque, quem nunca se sentiu incomodado ou irritado por não conseguir fechar o zíper da calça que tanto gosta por causa daquela famosa “pochetezinha” ou culote?
Para ajudar com isso, especialistas em saúde recomendam adotar uma dieta mais equilibrada e saudável. Entretanto, também há alguns exercícios que você pode adotar na sua rotina de treinos de maneira intercalada e que ajudarão tanto a eliminar gordura quanto promover benefícios para a sua saúde como um todo. E para te ajudar a escolhê-los, separamos uma lista de 6 exercícios para eliminar gordura e como você pode incorporá-los na sua rotina.
O que fazer para eliminar a gordura corporal?
Eliminar a gordura corporal não é algo feito da noite para o dia, muito menos há uma receita mágica para isso. E por mais que haja dietas que prometem resultados quase milagrosos, não se engane acreditando que isso equivale a uma vida saudável. Além disso, por mais que os exercícios físicos sejam uma ótima forma de queimar calorias e eliminar gordura, eles também precisam de outras ações junto a eles para potencializar os resultados. Até porque, cada pessoa é única, e a velocidade da queima de gordura vai depender do funcionamento do metabolismo de cada pessoa.
Sendo assim, para obter uma melhor qualidade de vida e melhorar sua saúde, é preciso adotar todo um conjunto de estratégias que combinam bons hábitos alimentares, exercícios físicos e toda uma mudança no estilo de vida, tais como:
- Dieta equilibrada;
- Controle das porções;
- Beber água;
- Evitar bebidas calóricas e alcoólicas;
- Praticar exercícios físicos regulares;
- Sono adequado.
Por isso, principalmente para quem sofre com o metabolismo lento e para quem a queima de gordura é mais desafiadora, adotar essas práticas aliadas ao exercício físico pode ser a melhor forma de obter os resultados desejados.
6 exercícios ideais para eliminar gordura
Para quem quer perder peso e eliminar gordura de maneira rápida, exercícios de alta intensidade são uma escolha eficiente para potencializar os resultados desejados, pois combinam o esforço cardiovascular com o uso da força e da resistência física. Entretanto, nem sempre é fácil escolher ou saber por qual exercício começar. Por isso, separamos uma lista de 6 exercícios ideias para ajudar a eliminar gordura, que são:
- Andar de Bicicleta;
- Exercícios Funcionais;
- Exercícios Aeróbicos;
- HIIT;
- Praticar CrossFit;
- Natação.
1 – Andar de Bicicleta
Andar de bicicleta é um exercício que trabalha a parte cardiovascular e promove uma intensa queima de calorias, sendo capaz de eliminar 400 a 600 calorias por hora. Sendo assim, é uma ótima forma de eliminar gordura, além de fortalecer a musculatura das pernas e do abdômen. Contudo, para se obter esse resultado, é preciso fazer o exercício de forma focada, durante 30 minutos a 1 hora, pelo menos 3 vezes na semana. E como estamos falando aqui de um exercício para queimar calorias, recomenda-se fazê-lo em alta intensidade, desde que adequado a sua condição física. Além disso, é um exercício versátil que pode ser praticado tanto dentro de academias em bicicletas estacionadas, quanto em ruas, parques e ciclovias.
2 – Exercícios Funcionais
Os exercícios funcionais são formas de se exercitar sem o auxílio de aparelhos da academia, mas que geralmente utilizam o peso do próprio corpo, elásticos, pesos ou halteres, bolas de medicina, etc. São exercícios dinâmicos onde se realizam padrões de movimentos usados em atividades cotidianas e para melhorar a mobilidade, o equilíbrio, a estabilidade e a força. Sendo assim, com a orientação de um profissional, um treino funcional adequado pode ser uma ótima forma de eliminar gordura. Além de ser uma forma excelente de fortalecer e tonificar os músculos.
3 – Exercícios Aeróbicos
Não há como negar que para a perda de peso, queima de calorias e eliminação de gordura os exercícios aeróbicos tendem a ser um dos favoritos. Até porque, ele é uma parte essencial em programas de condicionamento físico e no processo de emagrecimento. Além disso, oferecem inúmeros benefícios para a saúde, como o fortalecimento do coração e pulmões e a melhora da capacidade cardiovascular. São exercícios que usam grandes grupos musculares por um período prolongado, variando de uma intensidade moderada para alta. Eles são praticados de maneira constante e prolongada, com duração de 30 minutos a 1 hora, onde a intensidade é mantida durante toda a sessão do exercício. Dentre eles podemos destacar a corrida, a caminhada, spinning, pular corda, dança e esportes como futebol, vôlei, basquete, etc.
Junte-se a nós para fortalecer, motivar e engajar sua equipe. Conheça agora o Fortalece Plus!
4 – HIIT
O HIIT (High-Intensity Interval Training) é um tipo de exercício aeróbico que alterna períodos de alta intensidade e curtos períodos de baixa intensidade ou descanso. Seu principal objetivo é elevar a frequência cardíaca e queimar calorias de forma rápida, o que o torna uma escolha eficiente para eliminar gordura. Além disso, ele ajuda no aumento do metabolismo, a melhora do condicionamento físico e a regular a pressão arterial. As sessões de HIIT são mais curtas que as de outros exercícios e variam de 15 a 30 minutos, no qual os exercícios são realizados com o máximo esforço para aumentar a frequência cardíaca. Dessa forma, cada um deles é realizado por um período de 30 segundos a 1 minuto, e suas repetições devem ser estabelecidas por um profissional de Educação Física.
5 – Praticar CrossFit
O CrossFit é um programa de treinos de alta intensidade que combina uma variedade de exercícios, como levantamento de peso, ginástica, corrida, saltos, remo, pular corda, entre vários outros. Por ser dinâmico, ele trabalha vários grupos de músculos, concentrando as práticas de movimentos funcionais usados no dia a dia e atividades esportivas. Desse modo, é uma ótima forma de eliminar gordura e queimar calorias. Além de, é claro, melhorar a capacidade física, aumentar a resistência e a força, fortalecer os músculos e aumentar a capacidade cardiovascular e respiratória. No entanto, pode não ser adequada para pessoas com lesões pré-existentes ou condições de saúde específicas, devido sua alta intensidade. Por isso, é essencial ter o acompanhamento de um profissional de Educação Física para garantir que seja seguro e que você está praticando os exercícios de forma adequada à sua necessidade.
6 – Natação
A natação é uma atividade física completa que envolve todo o corpo, principalmente braços e pernas. Além disso, é um exercício que pode ser praticado por todas as idades. E como é um exercício aeróbico, ela eleva a frequência cardíaca e a respiração, além de trabalhar o sistema cardiovascular, sendo uma grande aliada na queima de calorias. Ao variar o exercício de uma intensidade alta para moderada, é possível perder de 550 a 800 calorias em uma hora, o que a torna uma excelente opção para eliminar gordura.
Ela também é uma ótima escolha para pessoas que tem restrições físicas ou de mobilidade, pois a água ajuda a reduzir atritos e evitar lesões, motivo pelo qual é recomendada em fisioterapias. No mais, é um exercício versátil que pode ser praticado em piscinas, lagos, rios e mesmo no mar. O que é uma grande vantagem para quem gosta de atividades ao ar livre. Contudo, se você quer iniciar a prática de natação, procure um instrutor qualificado para aprender as técnicas corretas, principalmente se você é um iniciante. Isso vai garantir uma experiência segura, agradável e extremamente benéfica.
Dicas importantes que podem ajudar na sua rotina de exercícios
Além da prática desses exercícios, e vários outros que também são eficientes para eliminar gordura, existem algumas práticas importantes que você pode adotar e que podem beneficiar tanto no seu processo de emagrecimento quanto na melhora da sua saúde e bem-estar. São eles:
- Procura o acompanhamento médico antes de começar os exercícios e avalie sua condição física, ainda mais quem sofre de alguma doença;
- Se hidrate adequadamente antes e durante os exercícios;
- Vista roupas de ginástica ou voltadas para a prática de atividades físicas;
- Converse ou tenha o acompanhamento de um profissional de Educação Física para orientá-lo;
- Estabeleça metas acessíveis e realistas;
- Mude seus hábitos progressivamente;
- Entenda e respeite seus limites.
Viu como não é preciso muito para começar a mudar seus hábitos e melhorar sua saúde? Tudo começa com sua decisão de começar e manter essas práticas em dia. E se você gostou desse conteúdo e quer saber mais dicas de saúde e bem-estar que você pode incorporar na sua rotina ou na gestão da sua empresa, venha conhecer o Fortalece.