Bem-estar físico e emocional!

9 alimentos para acelerar o metabolismo

Ter hábitos alimentares saudáveis vai muito além de uma preocupação estética e de problemas com o peso, pois trata-se da nossa saúde e bem-estar. Até porque, mesmo dormindo ou descansando, nosso corpo precisa de energia para as funções mais básicas. Logo, precisamos fornecer os nutrientes essenciais que serviram de energia para que ele possa desempenhá-las. Função que é executada pela queima de calorias pelo nosso metabolismo, sendo ele um processo mais rápido ou mais lento a depender de fatores como idade e genética. Dessa forma, um metabolismo mais lento representa inúmeros prejuízos, principalmente pelo baixo teor de energia. Diante disso, seja para perder peso ou para adotar um estilo de vida mais saudável, acelerar o metabolismo é fundamental. 

Nesse processo, há alguns alimentos que são fortes aliados, tanto para acelerar o metabolismo como para desintoxicar o organismo, tendo como um dos seus principais exemplos a aveia, peito de peru e chá verde. Ou mesmo alimentos termogênicos, que são responsáveis pelo aumento da temperatura corporal, o que leva ao aumento da queima de gordura. Prova disso é que, segundo dados apresentados pelo portal Glogo.com, em torno de 5 a 10% do nosso gasto calórico se deve aos alimentos termogênicos, quando ingeridos com frequência. Isso, por sua vez, os torna grandes aliados em processos de reeducação alimentar e dietas de emagrecimento. Pensando nisso, separamos uma lista de 9 alimentos para acelerar o metabolismo que podem ajudar você no caminho para construir uma rotina mais saudável. 

Como a alimentação influencia na aceleração do metabolismo?

Não é raro ouvir pessoas falando que tem dificuldade para emagrecer alegando que seu metabolismo é lento. Isso pode ser devido a inúmeros fatores, como a genética, o gênero e a idade, ou mesmo seus hábitos diários, tais como a qualidade de sono, prática ou falta de exercícios e alimentação. E a alimentação, em especial, pode ter um peso muito grande nessa situação, uma vez que alguns alimentos, como o fast food, podem ser responsáveis pela lentidão do organismo. Contudo, uma alimentação balanceada e nutritiva pode auxiliar no gasto calórico no decorrer do dia, o que impacta positivamente no funcionamento do organismo. Isso porque alguns alimentos, devido às substâncias que possuem, tais como os alimentos termogênicos (gengibre, canela, pimenta, etc.) e as proteínas, estimulam a aceleração do metabolismo. O que, consequentemente, leva a resultados como a perda de peso e ao equilíbrio do organismo. 

9 dicas de alimentos para acelerar o metabolismo

Seja para emagrecer ou ter um organismo mais saudável, a adoção de bons hábitos alimentares é crucial. Nisso, uma das principais recomendações são os alimentos que aceleram o metabolismo, os quais trazem benefícios não apenas por estimular a perda de gordura corporal, mas para a saúde como um todo. Por isso, separamos uma lista de 9 alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo, que são:

  • Amêndoas 
  • Aveia
  • Café
  • Canela
  • Chá Verde
  • Damasco
  • Gengibre
  • Lentilha
  • Peito de Peru

1 – Amêndoas

Assim como as nozes e castanhas, as amêndoas são figurinhas carimbadas nos processos de reeducação alimentar. Isso porque são fontes de gorduras boas, assim como em cálcio, magnésio e proteínas. Devido a isso, auxiliam na promoção da qualidade de sono e na queima de gordura. Contudo, por ser altamente calórica, os nutricionistas recomendam o consumo de 30/35 gramas de amêndoas por dia.

2 – Aveia

A aveia é um cereal rico em proteínas, ferro, magnésio, vitamina B1 e B5, além de uma ótima fonte de fibras. Sendo assim, seus nutrientes atuam no controle das taxas de colesterol e açúcar no sangue, o que leva a prevenção de problemas cardiovasculares. Além disso, por levar mais energia para digerir os grãos de aveia e transformá-los em aminoácidos e glicose, ela acelera a queima de gordura. E isso, por sua vez, a torna uma forte aliada na aceleração do metabolismo. No mais, devido seu alto teor de fibras, a aveia promove uma maior sensação de saciedade, o que auxilia no controle do apetite e no processo de emagrecimento. 

Junte-se a nós para fortalecer, motivar e engajar sua equipe. Conheça agora o Fortalece Plus!

3 – Café

O café é um companheiro regular da maioria das pessoas. Por ser rico em cafeína, é naturalmente um alimento que estimula a aceleração do metabolismo instantaneamente. Além disso, como a cafeína pode aumentar a taxa metabólica em 3-11%, ela pode intensificar a queima de gordura. No entanto, apesar de seus benefícios, não é recomendado o abuso do consumo de café, principalmente pessoas que sofrem com casos de insônia, gastrite e pressão alta. Por isso, o recomendado é o consumo de 4 a 5 xicaras de café por dia, de preferência sem açúcar. 

4 – Canela

Assim como alimentos como a pimenta e o gengibre, a canela também é termogênica, o que a torna um potencializador na aceleração do metabolismo e na queima de gordura. Além disso, possui ação antioxidante e anti-inflamatória, o que melhora a digestão e controla a diabetes e colesterol alto. E, por ser rica em cálcio e possuir cumarina (metabólito), ajuda no aumento da circulação sanguínea, fator que leva à aceleração do metabolismo. 

5 – Chá Verde

O chá verde é um grande aliado no processo de reeducação alimentar e processo de emagrecimento, principalmente por sua ação antioxidante e por auxiliar na queima de gordura. Assim como a canela, ele também é termogênico, e por ser rico em flavanoides e cafeína, é um alimento eficiente no favorecimento da queima de gordura e da aceleração do metabolismo. Além disso, devido às suas propriedades diuréticas, ele também atua na eliminação da retenção de líquidos. Sendo assim, é recomendado o consumo de 4 a 5 xicares de chá verde por dia.  

6 – Damasco

O damasco é uma fruta com alta concentração de carotenoídes, um importante antioxidante, assim como é rico em ferro, fibras, potássio, vitaminas A, C, B3, B5 e vários outros nutrientes. O que o torna ótimo no auxílio da redução do colesterol ruim, na incidência de radicais livres e na eliminação de resíduos indesejáveis. Além disso, como é rico em fibra dietética, atua na boa digestão e na aceleração do metabolismo. Por isso, nutricionistas recomendam consumir pelo menos três damascos ao dia, uma vez que a fruta pode fornecer um alto grau de saciedade.  

7 – Gengibre

O gengibre é um alimento termogênico, isto é, auxilia na aceleração do metabolismo e na redução do apetite. Além disso, ele é rico em substâncias chamadas gingeróis, que são dotadas de ação antioxidante e anti-inflamatória que age na proteção do nosso organismo. No mais, também atua na melhora da digestão, gastrite, colesterol alto e pressão alta. Esses benefícios fazem com que o gengibre seja uma ótima opção para ser ingerido em chás ou vitaminas. 

8 – Lentilha

A lentilha é um alimento que faz parte do cardápio das festas de Ano Novo como símbolo de sorte. Contudo, é um alimento rico em ferro, fibras, proteínas e vitaminas do complexo B, as quais produzem a L-carnitina. Nutriente esse que é responsável pelo transporte do ácido graxo para as células e pelo fornecimento de energia ao organismo. Portanto, é importante no processo de aceleração do metabolismo. 

9 – Peito de Peru

É comum encontrar o peito de peru é um alimento como parte de dietas ou cardápios de reeducação alimentar. Isso porque ele tem baixo teor calórico e fornece proteína ao organismo. Além disso, como é um proteína magra, faz com que o corpo gaste mais energia para digeri-lo, que, consequentemente, acelera o metabolismo. No mais, também é rico em creatina e em aminoácidos, responsáveis por fornecer energia e bem-estar. 

Embora esses alimentos tenham atuações eficientes, é importante destacar que cada corpo é um corpo, isto é, cada organismo atua e trabalha de maneira diferente. Além disso, também existem fatores como idade, genética e hábitos que podem fortemente influenciar na metabolização ou mesmo no desempenho do organismo. Por isso, não acreditem que existem alimentos milagrosos e nem mesmo que apenas ingerindo esses alimentos magicamente isso fará você emagrecer. Portanto, para que seu organismo mostre o melhor desempenho e para ter uma vida mais saudável, invista em uma dieta equilibrada e na prática de atividades físicas. Isso vai ajudar não apenas a ter uma vida mais saudável, mas também a aumentar a sua energia para as atividades do dia a dia e na promoção do bem-estar.

Descubra os benefícios de implementar programas de  bem-estar físico e emocional para sua equipe. Conheça o Fortalece! 

Compartilhar:

Outros semelhantes:

plugins premium WordPress